sábado, 3 de janeiro de 2009

Olha o Borda D'Água!


Com o início de dois mil e nove, é fundamental saber mensalmente o que nos diz esse vasto sedimento de sabedoria e de costumes ancestrais que é, claro está, o Borda D’Água, cuja divisa é “reportório útil a toda a gente”. Não há ano em que não me guie pelos profundos ensinamentos da octagenária revista, a qual curiosamente comprei no solarengo mês de Agosto, no dia em que embarquei numa aventura de contornos bíblicos: a viagem para o País Basco. Como não sabia se sobreviveria a tamanha provação, decidi comprar o almanaque a um simpático romeno além de meio quilo de marijuana, que vim a descobrir na estação de Vilar Formoso que era chá de tília. Assim, mesmo que falecesse, já saberia, graças ao Borda D’Água, o que iria acontecer neste ano, pelo que não perderia grande coisa, uma vez que as previsões de Célia Cadete, a directora e a única autora da revista, são infalíveis. Ora atentem nos seguintes excertos do texto que ela escreveu intitulado humildemente “Juízo do Ano”:

“Saúde 2009!
Ano com início a uma quinta-feira, dia do planeta Júpiter, símbolo da abundância.
O ano dominado por Júpiter terá um Inverno temperado, uma Primavera ventosa, um Verão temperado e um Outono chuvoso. Júpiter domina o estanho, o cristal, a safira, o coral, o âmbar e o almíscar.
Nos sabores, o doce e nas cores, o verde e o citrino.
Será o verde simbologia da esperança numa nova geração e num novo rumo para o nosso recanto chamado Portugal? (…)
Uma das preocupações neste ano que finda tem a ver com a “crise dos alimentos” a nível mundial, dominando páginas de jornais e abrindo telejornais. O ano de 2009 vem inverter a situação prevendo-se abundância de trigo e outros alimentos; a carne e o peixe não vão faltar. O vinho, esse será em abundância e de mui boa qualidade; mas atenção, há que beber com moderação e não esqueça nunca: se beber não conduza; ajude com a sua atitude a minimizar o número de mortes nas estradas portuguesas.”

Vejamos agora o que nos reserva o mês de Janeiro:

Dia 1: Lisboa, o Sol nasce às 7h. 55. Ocaso às 17h. 26 m.
Porto, o Sol nasce às 8h. 00m. Ocaso às 17h. 17 m.

Dia 31: Lisboa, o Sol nasce às 7h. 43 m. Ocaso às 17h. 57m.
Porto, o Sol nasce às 7h. 46m. Ocaso às 17h. 50m.


Astrologia

Os nativos de Capricórnio são pessoas determinadas, organizadas e perfeccionistas; de natureza solitária fazem poucos amigos e no amor são tímidos e cautelosos
Incensos – Lótus e Jasmim; Pedra – Ónix; Metal – Chumbo; Cor – Preta.

Animais

Vacinar o bovino, cavalar, ovino, caprino e os porcos contra as doenças rubras

Agricultura

Lavoura das terras e preparação das culturas de Inverno, como a da batata, iniciando-se, onde for possível, a plantação precoce.

Jardim

Semear begónias, ervilhas-de-cheiro, gipsófilas, girassóis, lírios, paciências, flor-de-lis, sécias, zinias, goivos, miosótis, etc. Colher violetas, amores-perfeitos, camélias, jacintos, tulipas, etc.

Provérbio: Minguante de Janeiro, corta madeiro

Pensamento: “Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples” (Aristóteles)

1 comentário:

Joao Martinho disse...

E faz hoje 80 anos!!